Trilogia de uma vida na Universidade Federal do Rio de Janeiro — LUPEA 11 anos
06 de setembro de 2020 - Publicado originalmente em https://medium.com/@vitoriamaia_74711/trilogia-de-uma-vida-na-universidade-federal-do-rio-de-janeiro-lupea-11-anos-370f13af0d7c
Por MARIA VITÓRIA CAMPOS MAMEDE MAIA
Entre o primeiro livro e o último se passaram 6 anos. O primeiro saiu em 2014, reunindo parte do que o grupo coordenado e criado por mim havia feito. A tecitura e organização do livro foi árdua, mas foi feita no grupo, pelo grupo e eu ia juntando as parte e fazendo as revisões necessárias.Professora Emérita Maria Apparecida Mamede-Neves e Professora doutora Sara Pain, Professora Doutora Maria Helena Zamora fizeram prefácio, apresentação e posfácio deste livro.
Já os dois últimos, saíram como um desafio de um ano muito ruim, difícil, o ano de 2019. Fim de ano e todos no grupo desanimados, o clima pesava na universidade e fora dela. O Rio de Janeiro se desmontava aos nossos olhos e as salas de aula eram cheias de um sentimento de peso, ou como dizia uma aluna minha à época, “é pistola, prof.”. Neste ano, entre indas e vindas de hospitais, eu e minha doutoranda na época, Camila Vieira, decidimos que iríamos acabar o ano que marcava os 10 anos do grupo de pesquisa , os 10 anos, com o livro comemorativo. O grupo havia sofrido perdas, o grupo havia sido machucado e eu estava operada por 3 vezes na coluna em 4 meses.
Camila Vieira, hoje doutora, e eu reunimos os artigos e vimos que eram tantos que não caberia jamais em um livro só. Recortamos, tiramos vários, escolhemos com cuidado e perguntamos aos autores quais eles queriam que estivessem no livro — no início era um só. E iniciamos a parte de tecer o livro. Falamos com a WAK editora, como sempre. Ela nos representa e aceita nossos desafios. Pedro, da WAK editora, me disse : “Professora, o seu grupo é sério, conte conosco”. E ai fomos com tudo…. lemos, revemos, recortamos, unimos partes, fiz a introdução, escolhi aqueles que afetivamente estavam ligados ao LUPEA e igualmente a mim para escreverem prefácio e posfácio. Se alguém pensa que organizar um livro e orientar artigos é fácil aviso de antemão: não é mesmo, mas vale à pena.
O doutorando Edson Seti Miyata fez e doou a arte das capas e igualmente, ao longo de 2019, criou as novas logos do nosso grupo. Escreveu as orelhas e a contracapa. Professora Doutora Michelle Pereira de Souza da Fonseca, Professor Doutor Paulo Melgaço,Professora Emérita Ana Ivenicki e Prof Titula Katia Xavier da Silva escreveram os prefácios e os posfácios deste novo livro.
O nome dado à coleção, já que o livro que seria único se transformou eu dois, foi Coleção Lanterna na Proa. Agora eu tinha uma coleção na WAK. O nome adveio de um artigo do Professor Doutor Leonardo Malgeri comigo… O LUPEA se marcou e ainda continua marcando um espaço de lanterna na proa e holofote na popa já que criatividade é uma persona não grata dentro de muitos espaços, um deles na docência pós o sexto ano. Dentro de uma universidade, digamos que piora um pouco mais.
E olhando para os três livros, 11 anos de docência na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade eu pensei, numa sexta à tarde de início de setembro de um ano que não existiu mas resistimos a ele com arte e escrita, “eu me marco pela marca que deixo naqueles que passam pelo o LUPEA — essa é parte da minha vida”
A gente muda muito em 37 anos de docência, de tratamento de questões difíceis sejam de pesquisa , sejam de atendimentos na área psicanalítica ou psicopedagógica. No vínculo com os alunos sou desafiada a mudar e me transmutar…. Hoje vejo o quanto sou outra dentro de tantas outras que já fui. Como a boneca russa, percebo que a menor delas é a mais forte e a que marca todas as outras. É a essência de um “viver criativo” como diria o psicanalista que mais estudo desde quando fiz o curso de Psicologia em 1993, D.W.Winnicott. Eu me percebi essa bonequinha: não teria produzido o que hoje leva meu nome se não houvesse tantos outros vinculados a mim e à causa do LUPEA. A todos eles, e são tantas pessoas, alunes, metrandes,doutorandes que tentarei listar aqui alguns para dar a eles , nesse espaço que é meu, o lugar que lhes cabe a meu lado.
Dafiny Barreto Julião,Giseli Barreto Herdy, Alessandra Avila Amaral, Matheus Castro Silva, Nathalia Loureiro, Priscilla Frazão,Shelle Goldemberg ,Silvia Coimbra,Simone Goular,Suzanna Antal,Mariana Tesch Morgan,Leonardo Malgeri,Rachel Guiterio,Maria do Socorro Fortes de Oliveira,Cláudia Monserrat,Raquel Alves,Edson Miyata,Camila Nagem,Natasha Geada,Julia Motta,Jonathan Aguiar,Eduarda Silveira dos Anjos Bainha,Bruna Alves,Paulo Melgaço,Gislene Chatack.